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O que é o colágeno hidrolisado e para que serve?

Energia e concentraçãoColágeno para as articulaçõesFortalecer músculos

Hoje eu quero te falar que é o colágeno hidrolisado, serve para que serve e como você pode ajudar como atleta. Para começar você deve saber que o colágeno é uma proteína que encontramos , já de si em nosso corpo e, além disso, de maneira importante. Sua função é dar elasticidade-estrutura, fortalecendo tanto a consistência da pele, dos ossos e articulações.


O problema que temos com os humanos é que a partir dos 30 anos, o nosso corpo começa a ter um deficit de colágeno devido a que as nossas células não são capazes de sintetizar todo o colágeno que precisa do corpo. A partir dessa idade, a pele começa a perder sua elasticidade, os ossos e articulações começam uma progressiva deterioração.


O colágeno serve para manter a elasticidade do tecido e faz as vezes de colagem, tanto da pele como dos músculos. Perder esse adesivo representa uma deterioração de nossa capacidade de articular.


O colágeno é um reconstituinte indispensável para o nosso organismo. principalmente para a pele, os ossos, as articulações, os tendões e os ligamentos.


O Que acontece se não lhe acrescentamos colágeno em nosso corpo?


A nível articular, a perda de colágeno supõe que as cartilagens percam espessura , fazendo com que ocorram atritos entre ossos, resultando em dor articular. Quanto à pele, perde a elasticidade, aparecem as rugas e aumenta a sensação de envelhecimento.


Quanto aos ossos, um deficit de colágeno torna a massa óssea em porosa, com o que aumenta a possibilidade de fraturas e ocorre uma descalcificação já que o cálcio vai aderido ao colágeno e de um défice do mesmo influencia no não aproveitamento do cálcio que tomemos via oral.


Quais os alimentos que têm colágeno?


O problema que encontramos é que existem alguns alimentos naturais que nos possam trazer colágeno. Os principais alimentos que podem nos fornecer colágeno são de origem animal. Mas também é verdade que existem alimentos como certas frutas(Laranja, tangerina, banana, maçã, uva, morangos) que facilitam a geração de cólágeno em nosso organismo.


Os principais alimentos que nos fornecem colágeno são:



  • Pernas ou mãos de porco.

  • Sopas à base de ossos de carne ou peixe

  • Morro de vaca

  • Tripe

  • Geléias elaboradas a partir de produtos animais.

Como se toma o colágeno?


Há uma má notícia, além de ser complicado de encontrar colágeno em alimentos do nosso dia-a-dia, trata-se de uma proteína de difícil digestão. O que implica que se faça necessária a sua transformação através de hidrolisis enzimática para que seja assimilável pelo organismo. Daí que encontramos em farmácias e parafarmácias colágeno hidrolisado. Desta forma torna-se mais digerível, absorvendo mais de 80% devido ao menor peso molecular conseguindo atravessar o intestino através do sangue, podendo chegar a articulações, massa óssea, cartílado e pele.


A boa notícia é que existem no mercado uma grande variedade de suplementos nutricionais que contribuem com colágeno hidrolisado. Você já sabe que o nosso conselho em Mundotraining é optar por marcas reconhecidas e regulamentadas pela União Europeia. Desconfie de marcas com preços excessivamente baixos ou sem sinais de qualidade.


Procura selos como estes:



O normal é encontrar o colágeno hidrolisado em pó. Seja em dose única no práticos envelopes (recomendado para tomar diariamente a dose aconselhável) ou em potes com uma colher de chá que marca a proporção diária.


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Quanto colágeno hidrolisado devo tomar para que surja o efeito?


Você tem que saber que o colágeno é necessário tomá-lo em processos prolongados (3 meses e 1 mês de descanso), uma vez que não tem efeito em doses baixas. É necessário ingerir cerca de 10 gramas de colágeno ao dia e sempre com uma concentração de pépticos de colágeno suficiente para que seja capaz de pôr em marcha o processo de regeneração.


É melhor tomar o colágeno da manhã ou da noite?


Quanto à hora em que devemos tomar o colágeno e se é melhor tomá-lo pela manhã ou à noite, os especialistas dizem que o melhor é tomá-lo antes das refeições. 40-50 minutos antes do almoço ou do jantar. Desta forma, o colágeno consegue absorver-se em uma primeira digestão de maneira mais rápida e eficaz do que se o fizermos, após as refeições..


O Que tem contra-indicações o colágeno?


Em princípio, qualquer notável. Exceto em pessoas com problemas renais ou hepáticos graves e que são obrigados a seguir dietas baixas em proteínas.


Trata-Se de um produto que tem que estar livre de açúcares e gorduras e que quase não acrescentar calorias.


Podem consumir intolerantes ao glúten ou intolerantes à lactose (verificar sempre a composição do produto antes de sua ingestão.

O que é o colágeno hidrolisado e para que serve?
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