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Colesterol: importância, cuidados e prevenção

De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde –, o colesterol alto ou hipercolesterolemia, é uma das principais causas de mortalidade cardiovascular precoce. As doenças cardiovasculares são as mais mortíferas, por ano, ganham cerca de 17 milhões de vidas em todo o mundo e, de acordo com o seu relatório, esta doença vai aumentando.


O colesterol é uma substância gorda natural que todas as células do corpo contém, é necessária para o funcionamento do organismo. Altos níveis deste no sangue combinado com outras substâncias, que fazem com que grude nas paredes das artérias, a isso é chamado de placa. As placas causam estreches as artérias, ou até mesmo obstrução, e, em consequência, serão apresentados doenças coronárias (EC).


A hipercolesterolemia se apresenta de maneira mais frequente em pessoas com uma alimentação rica em gorduras saturadas e colesterol, esta encontra-se ligada a outras doenças, como a aterosclerose, trombose cerebral, paragens cardíacas, diabetes, entre outras. Também, o excesso de peso, tabagismo, falta de exercício e os antecedentes familiares anteriores, são fatores de risco para esta doença.


Para conhecer os níveis de colesterol, deve-se realizar uma análise de sangue, para isso, é necessário fazer exames médicos periódicos, para a sua detecção precoce.


Incluir pequenas mudanças nos hábitos de vida podem ajudar a prevenir esta doença, algumas recomendações são:



  • Ter uma alimentação balanceada, sem gorduras saturadas, nem excessos de açúcar e sal, incluindo peixes, óleos de oliva e de sementes, vegetais, legumes, frutas e cereais.

  • Reduzir o consumo de carnes vermelhas, e substituí-lo por frango ou carnes brancas.

  • Evitar o consumo de alimentos precongelados, rebozados ou fritos.

  • Fazer atividade física aeróbica: caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, que inclua uma intensidade moderada e de forma regular, entre três e cinco vezes por semana.

  • Evitar hábitos como o consumo de cigarro ou licor.

  • Exames médicos.

Para aquelas pessoas que sofrem de hipercolesterolemia, os alimentos com esteróis, estanóis e fibras são incluídos na lista que ajudam a regular, eis alguns:

A aveia tem em sua composição o avenasterol, um composto com capacidade de reduzir a absorção de colesterol no intestino

Aveia: tem em sua composição o avenasterol, um composto com capacidade de reduzir a absorção de colesterol no intestino, como a lecitina. Pode ser consumida misturada com água, com frutas, com iogurte natural, cremes, purês e sopas.

ao igual que a aveia é rica em fibras solúveis: beta-glucanas, que ajudam a regular o colesterol LDL.

Cevada: ao igual que a aveia é rica em fibras solúveis: beta-glucanas, que ajudam a regular o colesterol LDL. A cevada pode ser preparada como o arroz. Com legumes refogados, saladas de arroz ou sopa de lentilhas.

A soja pode preparar cozida ou cozida, suas germinados, como bebida, no tofu, molho de soja, seitan (carne de soja), sopas e cremes.

Soja: como vegetal ou azeite, o seu consumo habitual, fornece grande quantidade de gordura nutricional benéfica para o organismo. Você pode preparar cozida ou cozida, suas germinados, como bebida, no tofu, molho de soja, seitan (carne de soja), sopas e cremes.

seu alto conteúdo em fibra reduz a absorção de colesterol, já que é um dos alimentos que mais esteróis e estanóis tem

Abacate: o seu alto conteúdo em fibra reduz a absorção de colesterol, já que é um dos alimentos que mais esteróis e estanóis tem. Pode ser consumido sozinho, com as refeições ou preparado em saladas.


Além disso, os cereais integrais, frutos secos, legumes e verduras e ômega 3, presentes em sementes de chia, espinafre, rabanete, alfafa germinada, peixes azuis; também são alimentos hipcolesteromiantes, que recuden a absorção do colesterol e regula.


Lembre-se sempre de consultar com seu médico se você tiver dúvidas sobre a sua saúde ou com a sua dieta alimentar em relação a algum alimento e o seu consumo.

Colesterol: importância, cuidados e prevenção
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