Carregando...

Bem-Vindo

Fique por dentro das novidades do HDSLR
VEJA MAIS

Astenia primaveril, dicas para prevenir

Tweet

Certamente mais de uma vez temos experimentado esse fenômeno é conhecido como Astenia primaveril. Eu mesmo este ano eu sofri e companheiras que trabalham em centros de atenção primária me dizer que ao chegar a primavera lhes chegam pacientes com este transtorno diariamente.

Muitos de vós foram convidados a que se deve que ao chegar a primavera nos encontramos cansados ou alicaídos, tanto física como psicologicamente. Este transtorno se deve a que nosso cérebro é muito sensível às mudanças climáticas e horários, produzindo-se uma irregularidade ou desequilíbrio na secreção hormonal ou fabricação de neurotransmissores, as substâncias com grande influência sobre nosso estado emocional e físico. Por isso, quando os níveis hormonais ou de neurotransmissores não são os adequados, o indivíduo sente-se cansado, sonolento, inapetente e até mesmo triste, e em casos muito graves, até deprimido.

Tanto eu como outras pessoas, acho que nós teremos se perguntou mais de uma vez quais são os fatores que nos tornam mais vulneráveis a sofrer a astenia primaveril.

Muitos médicos afirmam que a fadiga não tem relação com fatores externos, mas com eventos climáticos, biológicos e também de nossos hábitos. Por exemplo, as pessoas que não trabalham em turnos fixos têm maior probabilidade de sofrer de fadiga, devido a que os seus ritmos circadianos alteram-se, enquanto que aqueles que dormem à mesma hora em cada dia têm menos risco ou aquelas pessoas que sofrem de estresse ou não se alimentam de forma equilibrada, apresentam uma diminuição das defesas e alterações hormonais, o que deixa como consequência uma pessoa mais vulnerável a contrair qualquer doença ou distúrbio, como é o caso da astenia primaveril.

Depois de tirar um pouco do que é a astenia e a que se deve este fenômeno, vem a parte que certamente a todos vós é o que mais lhes interessa: como evitar a fadiga primavera ou melhorar este estado.

Sem dúvida, o melhor tratamento é a prevenção , já que são muitos os fatores que se ligam a este estado. Aqui vou colocar uma lista de hábitos, que se aplicadas, podem ser de muita ajuda para evitar ter este tedioso transtorno, mas o mais importante é que se lembrem que é um estado PASSAGEIRO leve que não requer NENHUM tratamento farmacológico. Aqui vão minhas dicas para prevenir a astenia primaveril.

  1. Alimentação saludableComo sempre uma alimentação equilibrada é a base para ficarmos com vitalidade. Uma dieta rica em frutas (3 a 4 peças por dia, uma delas que seja cítrico) e legumes (2 porções de 200g cada uma ao almoço e jantar) nos proporcionassem as vitaminas e minerais necessários para manter as nossas defesas em optimas condições. Há profissionais que recomendam o uso de suplementos vitamínicos, eu não sou a favor de que eles, porque se você tem suficientes de frutas e vegetais já coberto, sem a necessidade de nenhum plugin.Evitar refeições de grande aporte energético, ou rica em gorduras, que para o inverno, que vai bem de vez em quando, já que necessitamos de um aporte energético elevado devido ao frio, mas que com as altas temperaturas da estação primaveril ou mais tarde estival não são aconselháveis.Beber 2 litros de água por díaBeber por dia cerca de dois litros de água ajuda a eliminar toxinas rapidamente do organismo e, portanto, para nos sentirmos melhor. Como dica para aquelas pessoas que se encontrem em processo de querer perder peso. Tomar a água fria ajuda a perder peso já que nosso corpo queima mais calorias para manter a temperatura.Respeitar as horas de sueñoEstá comprovado que as pessoas que dormem menos horas do que as recomendadas (menos de sete horas por dia) depois, durante o dia ficam mais cansados, têm mais risco de contrair doenças, stress, …etc. Fazer exercício físico de forma moderada.Pense… este cara é louco, estamos cansados e nos ordena a fazer desporto. Na realidade, o exercício físico de baixa intensidade, que na primavera é ideal para longas caminhadas ao lado do mar, ou por algum parque com as suas árvores em flor, nadar cerca de 20 minutos, dar um passeio de bicicleta, são todos exercícios que não exigem estar em excelente forma física, nem exigem uma grande quantidade de energia para poder concretizá-los e, no entanto, nos ajudam a fortalecer os músculos e a segregação neurotransmissores essenciais para nos sentirmos bem como a serotonina.Atividades de ocioSobre tudo para aquelas pessoas que seu trabalho é uma grande carga de estresse, é importante que realizem alguma atividade prazerosa que lhes relaxamento, já que o estresse castiga o nosso sistema imunológico nos deixando mais indefesos diante das doenças e mais propensos a sofrer de fadiga, tristeza, ou até mesmo depressão.
Astenia primaveril, dicas para prevenir
Rate this post

Deixe uma resposta