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12 passos para ter boas digestões… apesar da idade

Dois casais maduros comendo ao ar livre

Muitos dos problemas de saúde mais comuns com a idade –a partir de danos no sistema imunitário a deficiências nutricionais– pode ser atribuída a um fator-chave: más digestões.


A nossa velhice inclui também o envelhecimento do sistema digestivo, e sintomas como indigestão, refluxo gastroesofágico, diarreia, prisão de ventre, inchaço e flatulência se aguçam com a idade. Em seguida descrevemos como manter a boa forma intestinal, independentemente da idade que tenhamos.


1. Mastigue bem


A digestão começa na boca, com uma enzima da saliva chamada amilase. Uma mastigação adequada aumenta a superfície de comida na boca e facilita a amilase comece a quebrar o bolo alimentar. Com a idade, produzimos menos saliva e, consequentemente, é mais importante uma mastigação eficiente. Engolir a comida sem masticarla do todo força mais o sistema digestivo, o que pode resultar em problemas de inchaço e gases. Pode também ter um impacto negativo na absorção de nutrientes.


2. Cuide do sorriso


Dada a importância da mastigação, manter a saúde dos dentes e das gengivas, é vital, com a idade. Os escovados e elixires diários, além das revisões periódicas influenciam positivamente na saúde bucal e na digestão. Se mastigar é um problema por razões dentais, escolher pratos mais suaves, adicionando a dieta caldos e sopas de legumes e smoothies de frutas (o home!) ajudar com a digestão, sem prejudicar a ingestão de certos nutrientes.

Pequena marmita de sopa

3. Coma porções menores


À medida que envelhecemos, o estômago não suporta tanta comida como antes, devido à menor elasticidade das paredes do estômago, o que causa que se constriña. E diminui a velocidade com que o estômago se esvazia no intestino. Comer menos e mais vezes garante que o sistema digestivo não sofrer sobrecargas e evita a desagradável sensação de estar “muito cheio”. Retardar a velocidade com que se come permitirá um melhor sincronismo do corpo com os sinais de saciedade e estômago será capaz de dizer com mais precisão o cérebro quando está cheio, evitando comer de mais.


4. Beba mais líquidos


O trato digestivo move a comida intestino para a frente com uma série de contrações musculares chamado peristaltismo. É como se fosse um tubo de pasta de dentes que pressionamos para que saia. Em adultos, a peristaltismo diminui e faz com que a comida vá mais devagar no cólon. Se o alimento permanece mais tempo no cólon, é deduzida mais água, o que pode resultar em prisão de ventre.


Uma boa hidratação, suaviza o bolo alimentar, de modo que você vai passar mais facilmente pelo intestino. A hidratação se consegue beber água, chás e caldos e refeições ricas em líquidos, como, por exemplo, tomate, pepino, melão e saladas. Há que ter igualmente em conta que com a idade diminui a sensação de sede, com o que não é uma boa ideia esperar sentir sede. Um bom sinal é a cor da urina, que deve ser de cor palha claro. Se escurece, você tem que beber mais.

Casal maduro correndo na praia

5. Mantenha-se ativo


A estas alturas não deve ser necessário enfatizar os benefícios do exercício. Para o intestino também é bom. Uma atividade regular é necessária para manter as contrações regulares do intestino e o sedentarismo é outro fator que provoca prisão de ventre. Isto é particularmente comum na velhice, quando a mobilidade pode ser restrita. O simples fato de se levantar e caminhar lentamente, ou realizar alguns movimentos suaves contribui para evitar a prisão de ventre.


6. Por favor, tenha em conta a lactose


Com a idade ocorre menos lactase, uma enzima que digere os derivados do leite (a lactose do leite), o que pode produzir até intolerância, em alguns casos. Diante da suspeita de ter sintomas associados ao consumo de lácteos, deve visitar o seu médico de família, que poderá aconselhar o que fazer –em última instância, eliminar a lactose da dieta. Se se diagnosticar a intolerância à lactose, você deve excluir leite e derivados, mas em muitos casos continuam a atingirem os queijos e iogurte, que contêm níveis de lactose muito mais baixos. Nos casos de dietas sem lactose, é muito importante manter níveis adequados de cálcio, com o que terá que obtê-lo de outras fontes, como verduras de folha, tofu ou sardinhas (com sua espinha). Um suplemento de vitamina C pode também ser recomendado.

Vários medicamentos

7. Fale de sua medicação com o seu médico


Os medicamentos podem constituir um fator chave nos problemas digestivos. Os bloqueadores dos canais do cálcio, ou antagonistas do cálcio, frequentemente prescritos por problemas cardíacos, ou alguns analgésicos (medicamentos contra a dor) podem causar prisão de ventre. A aspirina e outros anti-inflamatórios não esteróides, que são vendidos sem receita médica, podem prejudicar o estômago. A metformina, um medicamento comum para casos de diabetes tipo 2 pode causar náuseas, vómitos, dispepsia e diarreia. Se você estiver preocupado, fale com o seu médico de família, por se qualquer das medicações que você toma podem ser a causa de seus problemas digestivos.


8. Mantenha a azia


Entre os maiores são mais comuns os problemas digestivos que causam menor secreção de ácidos estomacais, como gastrite. Alguns medicamentos, como os inibidores da bomba de prótons (IBP, como o omeprazol) têm que ver com o problema.


A menor acidez do estômago pode criar problemas no sistema digestivo; a acidez do estômago ajuda a quebrar as proteínas, estimula a produção de enzimas digestivas, o pâncreas e o intestino delgado e impede que agentes de doenças e bactérias saiam para o intestino. Os sintomas são inchaço, flatulência, má digestão, diarreia ou prisão de ventre


Você pode cuidar da secreção de ácido do estômago através da dieta, com maior relaxamento, comendo mais devagar, com porções menores e mais frequentes e bebendo líquidos à temperatura ambiente, em lugar de tomá-los frios.


9. Verifique o nível de vitamina B12


A vitamina B12 (que pode ser encontrada em alimentos de origem animal) exige um certo nível de acidez estomacal; e se este se vê diminuído pode não ser absorvida, ou poderem ser absorvidos em quantidades menores que as recomendadas. Pode resultar em anemia megaloblástica (ou perniciosa), uma doença em que o sistema imunológico ataca as células saudáveis do estômago. Até uma em cada 10 pessoas com mais de 75 anos pode sofrer. Os sintomas da deficiência de vitamina B12 incluem problemas de memória, falta de clareza do pensamento, fadiga generalizada, depressão, fadiga muscular e convulsões anormais das extremidades. Diante de qualquer preocupação em seus níveis de vitamina B12 deve consultar o seu médico para verificar os níveis.

Diversos produtos lácteos

10. Considere tomar probióticos


É conhecido o efeito benéfico das bactérias “vivas” na saúde digestiva, e a pesquisa mostra que a composição dessas bactérias se altera com a idade.


Ao envelhecer, uma das mudanças mais significativas no sistema digestivo é a mudança ou o esgotamento das bactérias intestinais e pode ter vários efeitos diretos e indiretos. Sabemos que um dos tipos mais significativos de bactérias que se esgotam com a idade é o constituído pela espécie Bifidobacteria, o que influencia profundamente na digestão e particularmente na regularidade intestinal.


Os baixos níveis de estas bactérias podem dar lugar a prisão de ventre e flatulência. Uma boa maneira de suprir as carências é tomar um suplemento probiótico de boa qualidade.


11. Coma coisas “fáceis” para o intestino


Os níveis de bactérias intestinais podem ser reforçado com a dieta. Coma mais prebióticos: banana, alho-poró, cebola, alho, aveia e alimentos fermentados: kefir, kombucha, chucrute, missô, pois todos eles irão ajudá-lo a manter um nível adequado de bactérias. Com um bom conjunto de esse tipo de alimentos (quanto mais variado, melhor) e mantendo-se ao mínimo os alimentos açucarados, se fomenta o crescimento de bactérias benéficas, o que trará melhores digestões e melhor absorção de nutrientes.

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12. Mantenha um peso saudável


O refluxo gastroesofágico é o problema mais comum em pessoas mais velhas e ocorre quando o ácido do estômago sai do estômago e sobe para o esôfago, causando azia e outros problemas. O excesso de peso foi identificado como uma causa primordial do refluxo, ao aumentar a pressão no estômago e facilitar a saída do ácido esôfago acima. Um peso adequado não só diminui o risco, mas que permite maior mobilidade e atividade física, fatores fundamentais para uma boa saúde digestiva.

NetDoctor – ND UK – Vários . Atualizado: 14-06-2016

12 passos para ter boas digestões… apesar da idade
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